mindfulness,
builderall

Saúde mental na pandemia

Será que realmente existe uma piora dos transtornos mentais ou dos problemas de saúde mental na pandemia?



Essa é uma pergunta que sempre ouço em meu consultório. Sim, existe o aumento com certeza. Em situações de risco de vida como uma pandemia como a que nós estamos vivendo hoje, aumenta muito o nosso medo. Medo é uma emoção é um sentimento que qualquer um de nós tem diariamente.


Os vários medos que surgem durante uma Pandemia


Durante a Pandemia a gente tem medo da contaminação, da morte, de perdermos familiares por conta da infecção. Mas não é só esses medos que a gente sente na Pandemia.

A gente sente o medo da economia não ir bem, afinal como a gente consegue lidar com essa situação.

Temos medo do desemprego. Enfim, surge uma série de medos quando a gente passa por uma Pandemia. E temos que conseguir administrar, controlar esses medos para que ele continue tendo a função de proteção, e que não atrapalhe nossa vida.


Outros sintomas que podem surgir


Além do medo durante situações de Pandemia, nos também aumentamos a carga no nossos pensamentos mais negativos. A nossa cognição começa avaliar situações de forma mais negativa. Isso também acaba influenciando a nossa saúde mental. Avaliamos as situações de uma forma mais negativa do que realmente é. Acabamos tendo atitudes mais negativas também. Isso atrapalha nosso sono, atrapalha nosso apetite, aumenta a sensação de ansiedade, as nossas emoções se tornam mais negativas.


Nós sabemos disso por vários estudos. Há uma predisposição maior para os problemas de saúde mental como transtornos de ansiedade, depressão, transtorno de stress pós-traumático. Algumas pessoas que já tem transtorno psiquiátrico tem uma tendência a ter esse transtorno agravado. Então a pandemia realmente pode abalar nossa saúde mental e é uma prioridade mantê-la estável e muito bem cuidada numa situação dessa.


Nós sabemos que se nós tivermos uma saúde mental mais estável a gente vai ter uma saúde física melhor e a nossa economia também vai ficar mais forte.

Então a situação de pandemia em que a nossa saúde mental está mais vulnerável, o cuidado é uma prioridade.


Uma outra questão interessante é que o número de pessoas que têm a saúde mental afetada durante a pandemia é maior que o número de pessoas afetadas pelo próprio quadro de infecção. Isso nos mostra mais uma vez que a gente precisa priorizar o nosso bem-estar mental e a nossa saúde mental nem tempos de pandemia.