Como Emagrecer Rápido Usando Mindfulness

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Como Emagrecer Rápido Usando Mindfulness

Você sabia que muitas vezes engordamos porque comemos além da conta por estarmos no piloto automático, na hora da alimentação?

Isso acontece diversas vezes sem percebermos, quando comemos assistindo um filme, por exemplo, e antes de percebermos devoramos um pote gigante cheio de pipoca!

Como Emagrecer Rápido Usando Mindfulness

Uma das técnicas que tem me ajudado e ajudado muita gente a tomar consciência do que come, quando come, onde come e o quanto come é o Mindfulness ou Mindful eating.

Então fica comigo até o final desse post que vou te dar 5 dicas para eliminar o comer demais por falta de atenção!

 

Primeiro, é importante explicar o que é Mindfulness

Como Emagrecer Rápido Usando Mindfulness

A definição oficial de Mindfulness é: “A qualidade ou estado de ser consciente ou tomar consciência de alguma coisa”; ou

“um estado mental alcançado ao concentrar a atenção no momento presente, enquanto calmamente reconhece e aceita os sentimentos, pensamentos e sensações corporais, usados como técnica terapêutica”.

Em outras palavras, juntando essas duas definições, é uma prática onde trazemos a consciência para o momento presente, e usamos esse estado meditativo para alcançar benefícios terapêuticos muito eficazes, como por exemplo na alimentação.

Mas o que você deve estar se perguntando nesse momento é: como eu consigo alcançar esse estado de consciência, do aqui e agora?

O primeiro e mais básico exercício do Minfulness é trazer o foco para a respiração.

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Em termos práticos, sente numa posição confortável, de olhos fechados ou não (eu recomendo olhos fechados, para trazer mais o foco para dentro de você, ao invés de para os objetos ao seu redor). Nessa posição, passe alguns momentos somente focando na sua respiração. Sinta o ar entrando e saindo pelas narinas, descendo até o peito, a barriga… observe também o caminho do ar de volta, na expiração. Fique alguns momentos só sentindo o ar entrando e saindo… concentre nas batidas do seu coração, em como ficam mais tranquilas à medida em que você também tranquiliza a sua respiração.

Então, seguindo essa linha de raciocínio, se o Mindfulness é trazer a atenção para o aqui e agora, de uma forma intencional, sem julgamentos, o Mindful eating é uma técnica derivada que representa justamente o ato de comer com atenção plena.

É justamente o fato de trazer de volta a sua atenção para a comida, para o momento da alimentação.

Nesse contexto, é muito importante se perguntar se você não está se alimentando no piloto automático, ou simplesmente comendo para preencher algum vazio.

 

Comer com atenção plena

Essa atenção plena, baseada nas práticas de Mindfulness vão aos poucos modificando as estruturas do cérebro, permitindo que, de fato, consigamos ter mais atenção até às coisas mais simples do dia a dia, e também nos ajudando a olhar os alimentos com um foco totalmente diferenciado, percebendo mais detalhes como textura, cor, cheiro!

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Isso é muito importante para ajudar em nosso relacionamento com os alimentos.

Como a relação com a comida é algo que nos acompanha desde o nascimento até a morte, é importante buscar uma relação de mais harmonia e mais calma. Se essa relação estiver com problemas é muito importante buscar ajuda de um profissional para te ajudar a voltar a ter um relacionamento saudável com a comida.

O Mindful eating não é uma dieta, nem um modismo, e sim uma forma de tirar a alimentação do piloto automático, e novamente ter o poder de escolha sobre nossa alimentação.

Um ponto que gosto bastante de salientar com meus pacientes é a importância de estar no controle sobre os alimentos e não o alimento te controlar! Quando o alimento te controla você perde totalmente seu poder de escolha e se torna refém!

Na realidade, como sempre saliento em meus posts, precisamos mudar esse conceito de dieta dentro da nossa cabeça. Tirar o foco do termo dieta é muito importante, porque afinal o que é dieta?

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Dieta é uma coisa que pressupõe início, meio e fim. Estudos mostram que as dietas não conseguiram reduzir nem a obesidade nem o excesso de peso – em mais de 160 países – em mais ou menos 30 anos de estudos.

 

De fato, dietas restritivas apenas aumentam os episódios de compulsão alimentar.

Fazer uso de shake ou outros supostos produtos emagrecedores não são a solução, pois se fossem não haveria mais obesidade e sobrepeso! Na realidade, quanto mais privado o seu cérebro se “sentir” mais ele vai usar mecanismos sabotadores e antes de você ver, já terá “pisado na jaca”, como dizem, jogando a dieta para o alto!

Por isso que sempre bato na mesma tecla de que fazer dieta não é o caminho. Uma alimentação saudável e balanceada sim. Mas a mudança precisa vir de dentro.

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A partir do momento em que a mudança vem de dentro para fora, eu tenho a possibilidade de olhar para o alimento com um olhar que no Mindfulness chamamos de “olhar de principiante”, sem julgamentos do tipo: “esse alimento é permitido” ou “esse alimento é proibido”.

Na realidade, nada é proibido, porque quando você coloca como proibido, quanto mais seu inconsciente “vê” essa restrição, mais descontrole você apresentará em relação à comida.

Temos vários estudos e artigos científicos que apontam que dietas altamente restritivas contribuem enormemente para que as pessoas tenham episódios de compulsão alimentar.

Se você é uma pessoa que tem feito dietas a maior parte da sua vida, e sente uma extrema atração, e até compulsão por certos alimentos, talvez agora você comece a entender o porquê.

Quando você trabalhar num conceito de saúde – estou fazendo isso para buscar mais saúde e qualidade de vida – e tirar o foco e a obsessão dos ponteiros da balança, vai ser muito mais fácil fazer escolhas mais conscientes daquilo que é bom para o seu corpo a longo prazo.

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E com isso, é claro que os ponteiros da balança também vão descer, como consequência natural. Além disso você estará ganhando saúde e eliminando o excesso de gordura.

 

Então, vamos agora para algumas sugestões práticas?

Hoje em dia, por causa do trabalho, a maioria das pessoas acaba comendo fora, e é muito difícil chegar na frente daquele bufê de mais de 30 tipos de comidas diferentes e não se sentir tentado a colocar comida demais no prato!

Você acaba exagerando, pegando mais comida do que o necessário, e depois se sente forçado a comer tudo aquilo, para não desperdiçar!

Então vou te dar algumas dicas ou técnicas para evitar isso! Papel e caneta na mão agora, ok?

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Dica #1: Não se apresse na hora de servir.

Se você parar em frente ao bufê e perceber que está tendo pensamentos de escassez (pensamentos do tipo: “preciso pegar isso antes que acabe”) ou aqueles pensamentos que nem percebemos, que aparecem em nossa mente, como “se eu não pegar aquilo para comer…”, parece que nunca mais vou poder comer aquela comida novamente!

Então, ao invés de chegar lá e começar a se servir, primeiro passeie um pouquinho e olhe as opções. Veja o que está disponível para você. Não se importe nesse momento se você gosta mais daquele alimento do que do outro.

Para sair do piloto automático, você precisa estar presente naquele momento, sem julgamentos, então primeiro eu olho, prestando atenção nas cores, nos aromas, e depois de ter percebido isso tudo, começo a colocar as comidas no prato.

Aí vem a próxima dica!

 

Dica #2: Coloque pequenas porções.

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Coloque pequenas porções no prato, para que você possa, por exemplo, ter a experiência de ver se aquilo que parecia tão saboroso, realmente está saboroso.

Isso porque às vezes quando colocamos a comida no prato, colocamos muita quantidade, já pegamos antecipadamente também a sobremesa, sem nem sabermos se após comer teremos fome ou vontade de comê-la!

Aprecie esse momento com seu olhar de principiante. Pegue os alimentos que te interessarem em pequenas porções e deixe a sobremesa para depois. Você pode perceber que já está satisfeita e não tem necessidade dela!

 

Dica #3: Antes de comer, respire!

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Quando for se sentar para comer, primeiro pare por um momento e olhe a comida na sua frente. Respire umas 2 ou 3 vezes, para tentar sentir, e não pensar na fome.

Isso porque muitas das vezes a fome não é nem física, está na sua mente, então é importante se conectar com este momento, para que assim você possa ter certeza de que não está comendo para descontar algum outro sentimento.

 

Dica #4: Deixar a comida no prato.

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Muitas vezes somos educados a não deixar a comida no prato, colocou a comida no prato, é obrigado a comer, mesmo se já estiver “estourando”!

Mas se você parar para pensar, isso é um desrespeito com o seu corpo. Comer além do que você aguenta, é um desrespeito  com os limites do seu corpo. Afinal, se você pegou comida demais, porque seu corpo deveria ser obrigado a colocar aquilo tudo para dentro?

Se você aprender a ouvir o seu corpo, os seus sinais de saciedade, e a sua sabedoria interna, ele vai te equilibrar para que você sinta o momento em que você estiver satisfeito e nesse momento você vai parar de comer.

 

Dica #5: Descanse os talheres durante a refeição.

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O nosso cérebro não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo. Se você estiver conversando com alguém, preste atenção! Depois que houver o silêncio entre as conversas, você volta a se alimentar.

Essa mania de ficar segurando o talher o tempo todo significa que não estamos presentes, não estamos no agora. Muitas vezes, nesse mundo moderno de ritmo tão frenético, ficamos muito ansiosos, a gente mal colocou a comida na boca e já está correndo para a próxima garfada!

Uma coisa importante a lembrar, se você ainda não leu sobre isso nos posts anteriores, é que nosso cérebro leva mais ou menos 20 minutos para enviar o sinal de saciedade, ou seja, o comando de parar de comer. Se você come rápido demais, vai com certeza comer mais do que o necessário, pois provavelmente vai receber esse sinal apenas após ter comido o dobro de comida do que precisaria!

 

Considerações finais

Em sua próxima refeição pare um pouco e observe se você está se alimentando no piloto automático. Ah, e isso também inclui não comer vendo TV, jogando, trabalhando ou qualquer outra coisa que distraia você do real objetivo: a comida.

Como Emagrecer Rápido Usando Mindfulness

Será que estou querendo preencher alguma coisa com comida?

Você vai aprender, quando começar a observar esses detalhes que não dá para fazer isso. É como se você quisesse colocar um círculo dentro de um retângulo. Sempre sobrará espaços vazios ao redor.

Isso porque estou querendo preencher com coisas diferentes. Sentimentos não são aliviados pela comida. Essa sensação de alívio não dura mais que alguns minutos, e depois volta o vazio, a depressão, a tristeza e ainda a culpa por ter comido e assim ter sabotados os planos de emagrecimento.

Por isso é fundamental, no processo de emagrecimento – apesar de ninguém nunca ter te dito isso – começar pelo emocional, buscando resolver as pendências, os sentimentos, os traumas, para que então você consiga, livre disso tudo, focar na sua alimentação e alcançar seus objetivos mais rápido.

O Mindful eating é uma ferramenta poderosa para começar a reprogramar seu cérebro com relação a algumas atitudes que antes eram automáticas.

Dessa forma, você poderá escolher a comida, e não a comida te escolher, como acontece na maioria das vezes!

 

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Como emagrecer usando a Hipnose

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