Como Emagrecer: 5 dicas que vão fazer a diferença!

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Como Emagrecer: 5 dicas que vão fazer a diferença!

Quase todo mundo, quando resolve que precisa ou quer emagrecer, pensa primeiro em começar a cortar calorias ou em aumentar a atividade física.

Mas um fator muito importante, e que frequentemente é deixado de lado é a nossa cabeça.

Então, nesse post vou te dar 5 dicas que vão ajudar a preparar a sua mente para emagrecer!

Como Emagrecer: 5 dicas que vão fazer a diferença!

A sua mente, assim como qualquer músculo, pode ser treinado, através de várias técnicas para ajudar no processo de emagrecimento. E é esse processo que trabalhamos na Hipnoterapia para perda de peso.

Como a maioria das pessoas ignora ou não se dá conta da importância dos processos mentais na perda de peso, acabam enfrentando uma batalha muito mais complicada contra a balança.

Mas apesar da maioria não correlacionar a mente com a perda de peso, existe um elo muito importante entre os dois, pois a nossa mente foi programada ao longo dos anos a associar comida com determinado eventos e atividades.

Vou te dar um exemplo para você ver como isso é real.

Se uma pessoa vai ao cinema é muito grande a chance de que ela consuma pipoca e refrigerantes, mesmo que ela não esteja com fome.

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Outro exemplo são as festas. Nós sempre associamos festa com comida e bebida. Da mesma forma, mesmo que você não esteja com fome, é bem provável que você vá consumir algo.

A nossa mente também é capaz de associar alimentos com certas horas do dia. Pode ser que você não esteja com fome as 10h da manhã, mas se você tiver o hábito de comer essa hora, você pode acabar comendo simplesmente por comer.

Além disso, a nossa mente associa a comida às emoções. Quem nunca passou ou conhece alguém que passou pela experiência de desmanchar um relacionamento e atacar a geladeira, especialmente em busca de doces?

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É até um pouco clichê, e a gente vê muito isso nos filmes, a pessoa atacando um pote de sorvete depois de desmanchar com o namorado, mas fato é que realmente a comida está fortemente ligada às emoções!

Muitas pessoas comem para esquecer as frustrações, descontar um dia ruim no trabalho ou algum outro aspecto da vida que não esteja indo tão bem. É aquela história do “eu mereço”, ou “só hoje pode”.

Da mesma forma também compensamos o tédio na comida. Já percebeu que quando você está à toa em casa acaba comendo muito mais do que quando está trabalhando, por exemplo? E a maioria das vezes, quando você está entediado, só quer comer aquele chocolatinho ou outro docinho!

Mas a boa notícia é que existem, sim, técnicas muito eficazes para quebrar essas associações de comida com emoções, atividades, eventos e horários.

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E fazendo isso, você tomará o controle sobre quando e porquê vai comer algo, o que vai tornar o seu emagrecimento muito mais fácil!

É claro que as técnicas são muito particulares, pois assim como as pessoas são únicas, nem todos comem pelos mesmos motivos!

Por isso é muito importante passar pelo atendimento com uma Hipnoterapeuta, para que este possa personalizar o seu atendimento, e usar as técnicas adequadas ao seu caso.

Mas irei apresentar algumas dicas que podem te ajudar nesse momento a dar o primeiro passo em direção ao emagrecimento!

 

 1. Começar um diário alimentar

Muitas vezes a gente vê os ponteiros da balança dispararem e a gente pensa: “mas como pode, se eu estou comendo tão pouco?”

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Porém os alimentos que estamos ingerindo estão totalmente errados! Então ao invés de se preocupar com as quantidades, comece a observar a qualidade dos alimentos que você está ingerindo, e uma boa forma de fazer isso é anotar o que você come.

É nesse momento que você começa a perceber o que pode estar boicotando a sua dieta.

Muitas pessoas pensam que estão se alimentando de forma super saudável porque estão comendo 3 tipos de frutas por dia. Porém esse é um conceito muito errado!

A maioria das frutas são ricas em frutose, que no nosso corpo é processada como açúcar, ou seja, comer uma banana e um punhado de açúcar branco terão quase o mesmo efeito dentro do seu organismo!

Se você gosta muito de frutas, procure escolher as que possuem carboidratos complexos, ou seja aqueles que vão demorar mais para serem processados dentro do seu organismo, e não irão virar açúcar imediatamente. Boas opções são: Coco, morango e abacate.

 

 2. Quando for comer, se pergunte porque você realmente vai comer

Nesse momento, você mesma pode chegar a conclusão de que está comendo por hábito (como falamos acima, de comer em determinadas horas do dia), e não por fome.

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Ou mesmo, você pode descobrir que está querendo descontar alguma emoção na comida, alguma frustração, tédio ou tristeza!

É importante nesse momento um processo de autoconhecimento para avaliar o que realmente está te levando à porta da geladeira. Se você parar para pensar e chegar à conclusão de que está procurando calar algum sentimento, uma boa opção é fechar a geladeira e sair para caminhar!

Você sentirá mais disposição, conseguirá pensar com mais clareza quando estiver ao ar livre olhando a natureza, vai acabar com o tédio e a longo prazo terá todos os benefícios que as atividades físicas nos trazem!

 

 3. Tire os alimentos ruins da sua casa

Como qualquer ser humano, nós vamos ter momentos em que seremos tentados a comer uma besteira.

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Se esse momento de fraqueza acontecer quando você estiver com a despensa cheia de porcarias, a tentação provavelmente vai ser insuportável e você não vai resistir!

Isso começa no momento das compras! Tenha certeza de que não está enchendo o seu carrinho de besteiras, porque como já dizia a minha avó “o que os olhos não veem o coração não sente”! Se você não tiver doces à disposição, dificilmente sairá as dez da noite para comprá-los!

Procure alimentos saudáveis, como legumes, verduras e proteínas. Eles vão manter o seu corpo nutrido por muitas horas (e consequentemente sem fome).

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Como eu falei em um post anterior, se estivermos frequentemente ingerindo substâncias comestíveis (diga-se em outras palavras: porcarias) ao invés de comida real, nosso cérebro entenderá a falta de nutrientes como fome, e continuará te enviando mensagem de fome.

 

 4. Entender as necessidades reais de quantidade de comida que o seu corpo pede

Muitas pessoas comem quantidades muito maiores do que o necessário, simplesmente porque são servidas porções enormes, principalmente em restaurantes que servem pratos já montados.

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Dentro desse quesito, é muito interessante aplicar algumas técnicas de mindfulness dentro da alimentação, para que você consiga trazer o seu foco para o momento da alimentação, assim comendo mais pausadamente, realmente saboreando os alimentos e tomando consciência dos sinais de saciedade do seu corpo. (Veja mais sobre mindfulness na alimentação nesse link).

Eu sempre digo para meus clientes que o tempo que eles levam nas refeições é muito importante, já que o nosso cérebro só envia o sinal de saciedade após 20-30 minutos após começarmos a comer.

Então, se você come muito rápido, é grande o risco de você comer mais do que o necessário porque ainda não recebeu esse sinal!

Dentro desse contexto é muito importante mastigar bastante os alimentos, não só para ajudar na digestão, mas também para fazer com que suas refeições tomem o tempo necessário para seu cérebro registrar que você já comeu.

 

 5. Controlar os estímulos

Sabemos que na nossa sociedade é costume sair com os amigos para comer, petiscar, e essa socialização é muito importante.

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Por isso quando sair com os amigos, você pode explicar sua meta de emagrecimento, assim você não se sentirá tão pressionado para comer besteiras.

Quando for a uma festa, faça um esforço consciente para se manter o máximo de tempo possível conversando, ao invés de parado em frente à mesa de comida, experimentando 10 tipos diferente de petiscos!

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Outra dica legal é jantar antes de sair de casa, assim você estará saciado e não cairá na tentação de comer besteiras!

Essas dicas podem parecer simples e até óbvias, mas é incrível que a maioria das pessoas nem percebem, ou sequer tentam fazer nada disso!

E apesar de parecer pouca coisa, essas poucas dicas podem fazer uma grande diferença na hora de subir na balança!

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Seus resultados serão muito maiores se você fizer um esforço consciente para aplicar tudo que eu expliquei acima!

Então, recapitulando:

 1. Faça um diário alimentar;
 2. Analise sua fome;
 3. Elimine as porcarias da sua despensa;
 4. Tome cuidado com as quantidades de comida;
 5. Controle os estímulos.

A medida que você começar a se tornar mais consciente com o que come e as horas que come, aplicando as dicas acima, você verá que estará muito mais perto de atingir sua meta de emagrecimento!

Quer saber mais sobre como mudar sua mente e emagrecer? Entre em contato conosco!

Abraços e até o próximo Post!

Fernanda Vargas,

Hipnoterapeuta.

Tags:
Como emagrecer usando a Hipnose

Essa pode ser sua maior aliada na luta contra a balança!

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